No próximo dia 27/10/2017 no Theatro José de Alencar tem mais uma edição do projeto Sexta Rock. Nessa edição a programação tem o lançamento do livro “Entre a terra do sol e a cidade maravilhosa: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock metal.” Escrito pela professora Abda Medeiros. Na continuidade da programação tem shows com as bandas Facada, Obskure e The Knickers.

A banda Facada vem com a força do seu grindcore e relançou recentemente o primeiro disco “Indigesto” e também lançou o disco “Nenhum Puto de Atitude”, o Obskure vem mostrar toda sua experiencia e alguns de seus novos sons do álbum que está em produção, e a banda The Knickers tocando o disco “Fight For The Life”.

Entre a “terra do sol” e a “cidade maravilhosa”: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock Metal

      Capa: Allan Samsa/Colaboração:Uli Batista

            Trata-se de um livro cuja reflexão alude às rotas, desvios e circuitos dos bens materiais e simbólicos entre os afinados com o gênero rock, especificamente o estilo denominado Metal. A noção de bens aqui utilizada diz respeito aos meios materiais e imateriais agenciados simbolicamente, tecnologicamente e informativamente, como disfarces das relações sociais nas quais os indivíduos afinados com esse universo artístico estão envolvidos. Este também se caracteriza pelo fluxo de trocas mediadas pelo dinheiro, escambo ou dádivas que marcam o padrão de periodicidade, circulação, funcionalidade e forma que os revestem. Partindo desta definição, verifica-se de que forma se dá a relação entre a música do rock com menor (ou nenhuma) visibilidade nos meios de comunicação e a que dispõe de todo um aparato de produção e divulgação, organizadas segundo as regras do sistema mundial capitalista.

O campo desta investigação foi o público entre 13 a 50 anos de escolaridade básica até o nível superior, que se identifica com o rock Metal na cidade de Fortaleza, sendo que, ao longo do texto, as experiências vivenciadas pelos afinados com esse estilo na cidade do Rio de Janeiro também foram descritas e utilizadas como aportes comparativos e suporte à interpretação da experiência em Fortaleza. A escolha pelo Rio se deu pelos afetos e vivências cultivados nesta cidade, o intercâmbio doutoral no Museu Nacional (UFRJ), assim como a ideia de que é possível estabelecer diálogos entre contextos culturais, dentro de um mesmo país, o Brasil, que se diferenciam nas formas de se organizar, vivenciar e promover o rock Metal.

Os dados apresentados foram colhidos por meio de observação das apresentações musicais em ambas às cidades, 46 entrevistas, material fonográfico produzido pelas bandas que acompanhei e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham os bens materiais e imateriais, gerando, assim, um mercado próprio. De fato, a elaboração deste livro é o encontro entre a observação, paciência com as ideias, organização dos dados e elaboração árdua de um trabalho, cujas pretensões antropológicas são de uma ciência em constante devir.

Livro: Entre  a “terra do sol” e a “cidade maravilhosa”: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock Metal.

Autora: Abda Medeiros é Antropóloga com pesquisas referentes às Culturas Juvenis, Musicalidades e ao Mercado, bem como atualmente exerce a docência na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), em Aracati, CE. Pela UFC, graduou-se em Ciências Sociais, cursou Mestrado em Sociologia com concentração em Antropologia dos Rituais, Dramas e Performance e possui Doutorado em Sociologia focado em Antropologia Urbana e Econômica. Estudou Antropologia Urbana no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ), sob a responsabilidade do Dr. Gilberto Alves Velho (In Memorian). Também na cidade do Rio de Janeiro, realizou trabalho de campo para fins de trabalhos acadêmicos. Em todas essas etapas de estudos, contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2009. Integra o Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC) que em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa forma a Rede Luso Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas. Participa do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação do Instituto de Educação em Angra dos Reis, UFF (GECULTE/IEAR/UFF). Colabora como produtora cultural e roteirista de documentários junto à Associação Cearense do Rock (ACR).

Editora: CRV

2017

R$ 45,00

Foto: Gandhi Guimarães

SERVIÇO:

Lançamento do livro Entre a terra do sol e a cidade maravilhosa: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock metal.

Shows:

FACADA, OBSKURE E THE KNICKERS

LOCAL: Theatro José de Alencar, entrada pela Rua Liberato Barroso, 600 – Centro.

HORÁRIO: 16h.

ENTRADA GRATUITA.

0